terça-feira, 13 de março de 2012

U2 na área! parabéns Adam Clayton!

 
Adam Charles Clayton (Oxfordshire, 13 de março de 1960) é o baixista do U2, banda irlandesa de rock. Adam não teve aulas de música, e sim, era um autodidata que chegou a bom porto graças a muita dedicação e treino. Entre alguns dos temas em que o seu contributo é mais distinto temos "New Year's Day", "With or Without You" e "Gloria", "Bullet the Blue Sky", "Mysterious Ways", "Get on Your Boots" e "Magnificent". No álbum de estúdio No Line on the Horizon, foi citado como um melhor tocador de baixo.



Na década de 1980 e de 90, Adam apostou nos efeitos, com ênfase ao uso de "slaps", e "distorções". O baixista prefere um som mais puro e direto do seu instrumento. Seja qual for a abordagem, o "Jazzman" da banda (assim chamado pelo vocalista da banda, Bono Vox) continua imprevisível e criativo. Adam é também responsável pelo site oficial da banda no U2.com, tendo entregado a gestão ao seu irmão Sebastian.


Adam é o filho mais velho de Brian and Jo Clayton, nascido na cidade de Chinnor, na Inglaterra. Quando Clayton tinha apenas 5 anos de idade, sua família mudou-se de Oxfordshire para Malahide, uma pequena cidade sitiada próximo a Dublin, na Irlanda, onde o irmão de Adam, Sebastian, nasceu.[4] A família Clayton tornou-se amigo da família Evans, com seus filhos Dik Evans e David Evans (mais comumente conhecido como The Edge), que eram do grupo original, Feedback, que mais tarde tornou-se o U2.


Clayton participou do primeiro embarque da escola, no castelo "Park School", em Dalkey. Em seguida, o baixista recebeu seu primeiro baixo, mas devido à sua postura rebelde, os pais de Clayton optam por mandar o seu filho mais velho para a escola pública local, no "Mount Temple Comprehensive School", em Dublin, onde se encontrou com companheiros da banda, como Paul Hewson (conhecido pelo nome artístico de Bono Vox), Larry Mullen Jr. e de David Evans (conhecido posteriormente como The Edge, seu nome artístico). Mullen havia colocado um anúncio no mural da escola para os músicos para formar uma banda com ele. Clayton apareceu no primeiro treino, que também incluiu Dik Evans, irmão mais velho de Dave "The Edge" Evans, Ivan McCormick e Peter Martin, que foram dois dos amigos de Mullen. McCormick e Martin deixou a banda logo após sua concepção. Enquanto a banda era um quinteto (composto por Bono, The Edge, Mullen, Evans, e Clayton), era conhecida como feedback. O nome foi posteriormente mudado para "The Hype", mas em breve, mudou-se para "U2", depois que Evans deixou a banda.

Em 1981, na época do segundo álbum de estúdio (considerado por eles, como um álbum espiritual) October, foi criado um racha na banda entre Clayton e Paul McGuinness, e os três outros membros da banda. Bono, The Edge e Mullen, tinham juntado um grupo cristão, e estavam questionando a compatibilidade do rock com sua espiritualidade. No entanto, Clayton, com seus mais visões religiosas, estava menos preocupado, e assim era mais um estranho, até o dia do casamento de Bono com Alison Hewson (Nee Stewart), no qual Clayton foi o padrinho.

 
Performance de Adam Clayton em concerto, durante a Vertigo Tour em 2005.





Adam foi alvo de manchetes em agosto de 1989 em Dublin, sendo preso por carregar uma pequena quantidade de maconha. Clayton também teve problemas com o álcool, que veio à tona em 26 de novembro de 1993, quando ele estava com tanta ressaca, que ele era incapaz de jogar quelquer coisa a noite, em Sydney, na Austrália. Após esse incidente, ele desistiu de álcool.



Em 1995, após a Zoo TV Tour e de ter lançado o álbum Zooropa, Adam foi para Nova Iorque junto com seu amigo Larry para trabalhar no álbum pseudônimo "Passengers", intitulado Original Soundtracks 1, apresentando um dos poucos casos em que Adam aparece como vocalista, chegando a cantar no último verso da canção "Your Blue Room", o segundo single deste álbum.


Em 1996, quando ainda estava em Nova Iorque, Clayton colaborou com Mullen regravar o tema do filme Mission: Impossible. Foi namorado e chegou a noivar com a supermodelo britânica Naomi Campbell durante a década de 1990 e, também teve um breve relacionamento com Suzanne "Susie" Smith (ex-assistente de Paul McGuinness), entretanto, separaram-se em fevereiro de 2007.

Como baixista, Adam ficou mais conhecido por tocar "New Year's Day" e "With or Without You". Seu estílo inclui também o reggae, e cita artistas como Paul Simonon da banda The Clash.



Para todos os fãns dessa grande banda irlandesa e homenageando este grande músico, o sinfonia disponibiliza o album duplo U2 - The best of 1980 - 1990.

U2 - The best of 1980 - 1990


Track Listing


CD 1 THE BEST OF

1. Pride (In the Name of Love)
2. New Year\'s Day
3. With or Without You
4. I Still Haven\'t Found What I\'m Looking For
5. Sunday Bloody Sunday
6. Bad
7. Where the Streets Have No Name
8. I Will Follow
9. Unforgettable Fire, The
10. Sweetest Thing - (The Single mix)
11. Desire
12. When Love Comes to Town
13. Angel of Harlem
14. All I Want Is You


CD 2 THE B SIDES

1. Three Sunrises, The
2. Spanish Eyes
3. Sweetest Thing
4. Love Comes Tumbling
5. Bass Trap
6. Dancing Barefoot
7. Everlasting Love
8. Unchained Melody
9. Walk to the Water
10. Luminous Times (Hold on to Love)
11. Hallelujah Here She Comes
12. Silver and Gold
13. Endless Deep
14. Room at the Heartbreak Hotel, A
15. Trash, Trampoline and the Party Girl

Baixar CD via torrent:
http://extratorrent.com/download/1301743/U2+-+The+Best+of+1980+-+1990.torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas